Gostou?? Compartilhe!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ramires lamenta racismo contra jogadores brasileiros na Europa


Dois episódios de racismo movimentaram o futebol europeu na semana passada. Os laterais Roberto Carlos, do Anzhi, da Rússia, e Marcelo, do Real Madrid, foram hostilizados por torcedores do Zenit e do Atlético de Madri, respectivamente, com atos discriminatórios. Nesta quinta-feira, os jogadores da Seleção Brasileira se apresentaram em Londres para o amistoso contra a Escócia, no domingo, às 10h (de Brasília), no Emirates Stadium, e repudiaram a atitude de alguns torcedores.

O primeiro a comentar o fato foi o volante Ramires, do Chelsea. O jogador revelou já ter passado por tal situação no Brasil e que o racismo precisa ser contido no futebol.

- Sempre vai existir. É uma situação chata, que precisa acabar. Já vivi isso no Brasil e não desejo para ninguém. São pessoas que buscam uma oportunidade de aparecer - disse Ramires, destaque dos Blues na temporada.

Recém-chegado ao Chelsea, o zagueiro David Luiz também comentou a atitude de uma minoria nos estádios em São Petersburgo e Madri. No caso de Roberto Carlos, um torcedor ofereceu uma banana ao lateral antes da execução do hino nacional russo. Já Marcelo foi chamado de "macaco" por alguns fãs do Atlético de Madri, no Vicente Calderon.

- Jogador de futebol não é apenas atleta. Você tem uma imagem que é seguida por crianças e adolescentes. Temos que deixar a mensagem contra essas atitudes. Todos são iguais, independentemente da cor da pele, da profissão ou dos ideais que segue. Já vivi essa situação com um amigo. Mas ele levou na brincadeira e fingiu que nada aconteceu. Precisamos diminuir essas atitudes - opinou o zagueiro.

Lucas lamentou que o fato tenha voltado a ocorrer na Europa. O volante do Liverpool ficou chateado pela atitude ter ocorrido com Roberto Carlos, que tem uma história no futebol internacional.

- Fiquei triste porque é um jogador que tem uma história no futebol, na Seleção e no futebol europeu. Espero que isso acabe o mais rápido possível - afirmou Lucas.

No Sul-Americano sub-20, o atacante Diego Maurício, do Flamengo, viveu situação semelhante a de Roberto Carlos e Marcelo. No empate por 1 a 1 com a Bolívia, em Moquegua, o jogador ouviu alguns torcedores imitando sons de macaco. Na ocasião, os jogadores do time canarinho e o técnico Ney Franco lamentaram a atitude de uma minoria dentro do estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comments powered by Disqus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...