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sábado, 9 de abril de 2011

Copa do Mundo 2014: Curitiba


Cidade:

Curitiba é hoje considerada a capital com melhor qualidade de vida do país, e é recomendada como cidade-modelo pela Unesco para a reconstrução de cidades que sofreram intervenção militar. A cidade destaca-se principalmente por seu sistema de transporte público. Projeta-se ainda nas áreas de educação, saúde e preservação do meio ambiente. De acordo com estimativas recentes, a capital paranaense tem 51,5m2 de área verde por habitante, quase o triplo da área mínima recomendada pela ONU e um dos índices mais altos do país. Seu polo industrial diversificado lhe dá o posto de quarta maior economia do Brasil.

O estádio de Curitiba
Curitiba conta com o Estádio Joaquim Américo Guimarães, do Clube Atlético Paranaense, que tem características multiuso. Apelidado de Arena da Baixada, o espaço foi construído em 1924 e reinaugurado em 1997.

Arena da Baixada: reformas em vários locais (crédito: Rodrigo Prada / Mandarim)
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A arena é equipada com vestiários, camarotes, camarins para shows e sistema de segurança, com mais de 200 câmeras. O estádio está passando por reformas, e a previsão é de que até julho de 2009 seu anel inferior receba cinco mil novos assentos, elevando o número de lugares para 31 mil. Em 2012 espera-se que a capacidade seja elevada para 41 mil pessoas.

Mesmo que o estádio não possa receber as partidas inaugural ou final da Copa, as reformas prometem prepará-lo para sediar outros jogos.

As melhorias devem ser feitas nas áreas VIP, salas de imprensa e estacionamentos. Segundo o projeto de Curitiba para a Copa de 2014, todas as reformas e ampliações serão realizadas com investimentos privados e terão sustentação econômica em função dos jogos dos campeonatos estaduais e nacionais.

Visibilidade para o turismo
A principal vantagem para Curitiba ao receber a Copa 2014 seria conquistar definitivamente um lugar no rol das metrópoles cosmopolitas do mundo.

A cidade destaca-se no mercado de turismo de negócios, e é a terceira cidade brasileira mais visitada por estrangeiros que vêm ao Brasil a negócios, de acordo com o Plano Aquarela Embratur 2007. Mas apesar de não se destacar como destino turístico de passeio, Curitiba conta com atrativos, como a Rua 24 Horas, a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer, o anfiteatro da Pedreira Paulo Leminsky, além de uma cena cultural expressiva e um bairro (Santa Felicidade), inteiramente dedicado à gastronomia.

A intenção é aumentar o número de visitantes à cidade – que hoje chegam a 2.240.659 por ano – e seu tempo de permanência, atraindo turistas a outros pontos de interesse do Paraná, como Foz do Iguaçu, um dos cartões postais brasileiros mais reconhecidos pelos turistas, ou a ferrovia Curitiba-Paranaguá, que cruza a Serra do Mar e passa por localidades como Morretes e Antonina.

Infraestrutura hoteleira
Curitiba possui 160 hotéis e 13 mil quartos atualmente, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). A previsão da entidade é que até 2014 esses números cresçam para 184 hotéis e 14.950 quartos. Além disso, as regras de hospedagem da Fifa permitem a inclusão de hotéis que se localizem em um raio de até 120 km da sede principal. No caso de Curitiba, essa área inclui desde o litoral paranaense até Ponta Grossa.

Mobilidade e acessibilidade
Curitiba planeja muitas melhorias para seu sistema viário, que já é considerado modelo. A cidade programa investimentos na ordem de R$ 400 milhões para o Núcleo Urbano Central de sua região metropolitana. Está prevista, ainda, a construção de 53,6 km de vias para um corredor metropolitano de ônibus.

A cidade também está trabalhando para melhorar a conectividade com outras cidades do interior e capitais de estados vizinhos. Já estão em andamento obras na rodovia Regis Bittencourt, que liga Curitiba a São Paulo; na BR 101, na ligação com Florianópolis; e na BR 116, a caminho do Rio Grande do Sul; e existem planos para investir nas rotas para Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Litoral. A prefeitura municipal planeja ainda a implantação de um metrô elevado, que em sua primeira fase ocuparia 13 km da BR-116 e atenderia a 183 mil pessoas/dia.

O transporte público de Curitiba serviu de inspiração para o TransMilênio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Veículos biarticulados expressos (os chamados ligeirinhos) conectam terminais integrados em diferentes regiões do município por trajetos desprovidos de paradas intermediárias, e vias exclusivas que facilitam a circulação dos veículos. A cidade também é dotada de ciclovias que interligam os parques e logradouros da cidade. Os visitantes contam também com a Linha Turismo, que circula nos principais pontos de interesse da capital.

Infraestrutura aeroportuária
Curitiba conta com o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com terminal de passageiros dividido em três pisos com capacidade de atender a quatro milhões de passageiros por ano, o que o torna o oitavo maior aeroporto brasileiro. O aeroporto passará por uma reforma que visa a aumentar a capacidade de atendimento para seis milhões de passageiros por ano até 2014. A primeira fase da obra contempla a ampliação do pátio de aeronaves e terminal de passageiros.

Evento do Sinaenco em Curitiba
Cerca de 180 pessoas compareceram ao seminário “Desafios do Paraná para sediar a Copa de 2014”, promovido pelo Sinaenco/PR no dia 5 de fevereiro de 2009, no auditório do Sinduscon/PR.

Quem participou
Orlando Pessuti – Vice-Governador do Estado do Paraná e Deputado Federal
José Roberto Bernasconi – Presidente Nacional do Sinaenco
Marlus Coelho – Presidente do Sinaenco/PR
Márcio Roberto Fernandes – Vice-Presidente do Sinaenco/PR
Gilberto Piva – Vice-Presidente do Crea/PR
Luiz Mehl – Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná
Hamilton Pinheiro Franck – Presidente do Sinduscon/PR
Luiz de Carvalho – Assessor do Prefeito de Curitiba Eduardo Sciarra
Alcidino Bittencourt Pereira – Coordenador da Região
Metropolitana de Curitiba
Juliana Vellozo Almeida Vosnika – Secretária Municipal de Turismo
Suzana Lins Affonso da Costa de Andrade – Arquiteta do IPPUC
Carlos Arcos Ettlin – Arquiteto do Clube Atlético Paranaense
Djalma Rocha Al-Chueyr Martins Pereira – Professor da UFPR
Jorge Hori – Consultor do Sinaenco
Rodrigo Prada – Assessor de Comunicação do Sinaenco


Curitiba em números

População: 1.828.092
(estimativa IBGE/2008)

Área: 430,967 km2

Densidade: 4.202,83 hab/km2

IDH: 0,856
(PNUD, 2000)

PIB: R$ 29,8 bilhões
(IBGE/2006)

Estadio:

A Arena da Baixada, estádio apresentado à Fifa como palco dos jogos da Copa 2014, em Curitiba, pode ficar fora do Mundial. A informação é do presidente do Atlético Paranaense, clube proprietário do estádio, Marcos Malucelli. Segundo ele, o clube não está disposto a bancar investimentos de R$ 130 milhões para adequar a Arena às exigências da Fifa. “Eu não assumo esse gasto de R$ 130 milhões. Eu não assino nada em nome dos sócios do clube”, afirmou Malucelli em entrevista à Rádio Transamérica.

Segundo o dirigente, o Atlético-PR está disposto a investir R$ 30 milhões com recursos próprios para adequar a Arena da Baixada a competições nacionais e continentais. Os R$ 100 milhões restantes corresponderiam às intervenções para a Copa do Mundo. “Não precisamos fazer todas estas obras pedidas pela Fifa para o nosso uso, podemos junto com o nosso torcedor concluir o projeto inicial. Não é justo termos de arcar com R$ 100 milhões sozinho”, afirmou Malucelli.”

O gestor da cidade-sede e secretário de Relações Públicas e Institucionais da prefeitura de Curitiba, Luiz de Carvalho, afirmou desconhecer a informação. “Hoje mesmo tive uma reunião com a diretoria do Atlético e eles disseram que estão 100% dentro da Copa.”

Carvalho também considerou absurda a dificuldade de captação de recursos para as reformas do estádio. “A dificuldade de captação de recursos é absurda porque ainda nem começamos esta fase”, afirmou.

Segundo o secretário, Curitiba não tem uma alternativa à Arena da Baixada porque o Atlético-PR se comprometeu com a Fifa e com a prefeitura a ceder o estádio para o Mundial. “O Atlético assinou um documento com a Fifa se comprometendo a receber os jogos da Copa em seu estádio. Se eles mudarem de opinião, nós e a Fifa deveremos ser comunicados oficialmente. Buscaremos alternativa se o Atlético nos informar que não é mais sede”, disse.

Ampliação da Arena
As intervenções para qualificar a Arena para o Mundial vão desde a ampliação da capacidade do estádio para 41 mil torcedores até a retirada dos pilares que sustentam a atual cobertura da arquibancada. "O Atlético-PR não precisa de nada disso para mandar seus jogos. Por exemplo: nós temos uma excelente sala de imprensa atualmente, mas, para a Copa, precisaremos construir uma nova área de imprensa, de 300 metros quadrados. Para quê? Para apenas quatro jogos de Copa do Mundo?”

China e Líbia
O dirigente informou que o Atlético-PR foi procurado por investidores chineses e pelo governo da Líbia, mas não fechou a parceria pois o negócio previa a cessão de parte do estádio. “Se tiver um investidor ou aplicador que queira explorar a publicidade do estádio, tudo bem, mas não seremos explorados.”

Malucelli divulgou o custo do projeto de modernização da Arena e afirmou que o Atlético terá dificuldade de honrar o compromisso com o escritório contratado se a Copa não for realizada no estádio. “O projeto atual atendendo à Fifa custou R$ 2,5 milhões, dos quais pagamos R$ 1,5 milhão. O projeto poderá nem se concretizar. Em 2006 era só um sonho e ainda está assim”. “Ainda devemos esse valor ao arquiteto Carlos Arcos, e se a Copa não for realizada lá, teremos que conversar”.

Segundo Carvalho, na próxima semana o comitê curitibano se reunirá com ministros, representantes da Fifa, organismos e empresas nacionais e internacionais para tratar da viabilização dos recursos para a Arena. “A reunião que teremos com o governo federal, semana que vem, tratará exatamente da captação de recursos. Estarão presentes empresas e organismos nacionais e internacionais. A Fifa, inclusive, apresentará um plano para auxiliar o clube a captar os recursos.”





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